EDITORIAL – Congresso extraordinário do PCPB

Realizou-se em 05, 06 e o7 de abril no Rio Grande do Sul o Congresso extraordinário do Partido Comunista do Povo Brasileiro – PCPB que deliberou o que segue:

  1. Desde março de 2023, após termos recebido um convite do Partido da Causa Operária PCO, iniciamos interna e externamente, a discussão sobre a possibilidade de ingresso do PCPB no Partido da Causa Operária.
  2. O Movimento Comunista Brasileiro tem sofrido com o abandono da ideia da Revolução, da teoria enquanto teoria Revolucionária. Lideranças e agrupamentos surgem com sua pretensa erudição e fraseologia de aparência revolucionária, mas que na luta não atuam como militantes que buscam a Revolução.
  3. Avaliamos que, após inúmeras tentativas de ampliarmos nossa organização, buscando fortalecê-la e possibilitar que tenhamos força de interferir verdadeiramente na luta de classes, iniciamos conversas com diferentes organizações autointituladas de comunistas.
  4. Destacamos também o fracasso da esquerda eleitoral, que cada vez mais submerge frente a realidade caindo no descrédito das massas.
  5. O cenário que se apresenta para 2024, 25 e 26, é outro fator que revela um período decisivo na luta de classes que irá mostrar como a crise capitalista e do imperialismo afetarão a vida política do Brasil.
  6. Para que sua luta possa ser plenamente vitoriosa, a classe operária não pode prescindir de uma direção revolucionária consciente, armada com a doutrina e a política revolucionária que é a do socialismo científico, do marxismo. A tarefa de construção de partidos operários, de uma direção revolucionária internacional da luta da classe operária, coloca-se cada vez mais na ordem do dia. Desenvolvem-se claramente, enquanto isso, as condições para avançar nesta perspectiva em nosso País, como de resto em todo o mundo.
  7. Há divergências, e elas não devem ser ignoradas, mas consideramos que estas são secundárias em relação à tarefa histórica de avançar na construção de um partido operário, de massas e diante das tarefas urgentes da etapa política. Isto quer dizer que todos os problemas políticos existentes podem ser discutidos em um quadro organizativo comum.
  8. O Congresso extraordinário do PCPB aprovou por unanimidade, filiação imediata dos camaradas e militantes do PCPB no Partido da Causa Operária.
  9. Essa decisão tem um significado histórico sendo um passo importante na construção do partido revolucionário da classe operária no Brasil.

Brasil, 07 de abril de 2024.
Neimar de Oliveira Lima
Secretario geral – PCPB

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.