Membros da Confederação de Estudantes do Chile (CONFECH) foram dispersos e reprimidos pela polícia nessa terça-feira durante a marcha ao palácio de La Moneda.
Os opositores do projeto de reforma da educação no país, começaram a mobilização às 11h00, hora local, sem a permissão do Intedencia Metropolitan, com o objetivo de entregar uma carta ao presidente Michelle Bachelet e fazer valer os seus direitos. No curso, a união dos estudantes, foi recebida pela polícia que usou gás lacrimogêneo e tanques para impedir os manifestantes de chegar ao seu destino. No entanto, os estudantes continuaram a sua marcha.
Os manifestantes se opõem à legislação proposta pelo Governo, que já está no Congresso, porque consideram que não têm a participação suficiente de movimentos estudantis e que a discussão não levou em conta aspectos como a garantia da livre educação e financiamento de escolas públicas.
Os estudantes afirmam que a reforma não contempla a gratuidade universal da educação.
Con batucada estudiantes se manifiestan por la educación en calle Bulnes @animaltemuco@UOCT_Temuco@RNEAraucaniapic.twitter.com/MdIDs43Akj
— Juan JPPS88 (@Juanbuss_JP88) 5 de julho de 2016
Fonte: Telesur
Faça um comentário