Em Tóquio uma associação de sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, solicitará que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se desculpe por esses ataques, informaram hoje seus integrantes em conferência de imprensa.
Os membros da denominada Nihon Hidankyo também entregaram uma mensagem para Obama que o presidente receberá quando chegar ao Japão com o objetivo de participar da cúpula dos sete países capitalistas mais desenvolvidos.
Do mesmo modo, demandaram do presidente norte-americano escutar as experiências dos hibakushas ou sobreviventes dos únicos dois bombardeios atômicos da história, executados pela aviação norte-americana em agosto de 1945.
Segundo declarou o vice-secretário geral do grupo, Toshiki Fujimori, os hibakushas aspiram a que Obama deixe claro que o lançamento de bombas atômicas é desumano e viola o direito internacional.
Fujimori agregou que espera uma desculpa do presidente norte-americano, estimada necessária pelos filiados a Nihon Hidankyo.
O secretário geral da organização, Terumi Tanaka, explicou que, compreendendo a realidade da catástrofe, Obama pode mudar seu ponto de vista sobre os bombardeios.
Fonte: Prensa Latina
Faça um comentário