O Partido Comunista do Povo Brasileiro, repudia a intervenção norte americana na Venezuela e o sequestro de seu Presidente Nicolas Maduro.
Qual deve ser a atitude daqueles que defendem a liberdade, a autodeterminação dos povos e a “democracia” frente a esse ataque do império norte-americano à República Bolivariana da Venezuela?
O princípio da autodeterminação dos povos confere a eles o direito ao autogoverno e de decidir livremente sua situação política, bem como aos Estados o direito de defender sua existência e condição de independência. A ONU consagrou esse princípio em sua própria Carta de 1945, descrevendo como um de seus propósitos o desenvolvimento de “relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio da igualdade de direitos e da autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal.” (CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS, 1945)
O objetivo deste ataque é claro: apoderar-se dos recursos do povo venezuelano, principalmente o petróleo.
Esse ataque, somado a novos acordos militares dos EUA com países da América Latina, em especial Argentina e Paraguai, representa um cerco ao Brasil. É preciso lembrar que, após a Segunda Guerra, os militares brasileiros estiveram atrelados à política militar norte-americana, com a criação da Escola Superior de Guerra, da doutrina de segurança nacional e outros mecanismos. Doutrinas, conceitos e planos foram implantados nessa postura submissa.
Com a desculpa de combater o narcotráfico, os Estados Unidos sequestraram em 1989 seu então aliado e presidente do Panamá, Manuel Noriega. O resultado foi o saque das riquezas daquele país. Agora, com o mesmo subterfúgio, cercam e invadem uma nação soberana, como a Venezuela, e sequestram seu presidente, Nicolás Maduro.
O ataque à Venezuela e o sequestro de Nicolás Maduro são um ataque às liberdades, à soberania e às riquezas dos povos de toda a América Latina. Ainda não há todos os dados, mas algumas questões permanecem:
Quem foram os militares venezuelanos que traíram sua pátria?
Como os serviços de inteligência da Rússia e da China não previram esse ataque? Putin e Xi Jinping foram avisados?
O território brasileiro foi utilizado? E os militares brasileiros foram cúmplices?
A nota do governo brasileiro é pífia e indigna do povo brasileiro.
O apoio ao Povo Venezuelano deve ir além das palavras. É hora de ir às embaixadas, consulados e todas as representações norte-americanas no Brasil. É o momento de superar as dificuldades e nos mobilizarmos.
Ocupar as ruas e defender a Venezuela!
Fora imperialismo da América Latina!
Todo apoio a Maduro e ao Povo Venezuelano.

Faça um comentário