Partido Comunista do Povo Brasileiro repudia veementemente a chacina ocorrida no dia 28 de outubro de 2025, nos complexos do Alemão e da Penha, na cidade do Rio de Janeiro. Há indícios fortíssimos de que se tratou de um crime premeditado.
Podemos citar os corpos localizados na mata no dia 29/10, que não foram contabilizados pelo governador em sua entrevista à imprensa nacional e internacional na mesma data. Fica a pergunta: como o governador pôde omitir essas vidas? O Batalhão de Operações Especiais posicionou-se na mata sabendo que parte dos jovens da comunidade fugiria para aquele local. Na mesma entrevista, o governador afirmou cinicamente que as únicas vítimas da operação foram policiais mortos e feridos, classificando todos os demais como “criminosos”.
O governo assassino de Castro submete os moradores do Rio a um terror sem precedentes. As operações da Polícia Militar banalizam a vida de quem mora nas favelas do estado e as atormentam com a letalidade de uma guerra sem perspectiva de fim. É a putrefação do Estado do Rio de Janeiro sob o comando fascista de Castro.
Lula tem o dever de afastar não só o governador do estado, mas também o secretário de segurança e os comandantes das Polícias Civil e Militar.
A solução para o Rio de Janeiro deve ser construída com o povo. É preciso conclamar a população a assumir a direção de um problema que tem origem no próprio sistema — um sistema que impõe moradias em regiões inadequadas, ausência de empregabilidade e a falta de um ensino integral de qualidade.
A burocracia do Estado burguês impede qualquer solução. Por isso, é fundamental que o povo assuma o papel de dirigir e quebre as barreiras que lhe são impostas; caso contrário, será a perpetuação da barbárie.
Lula deve assumir o compromisso de afastar o governador do RJ e empenhar-se na organização popular. A violência é o resultado da inexistente organização popular, pois só o povo organizado pode elevar a luta contra a classe dominante e varrer toda a podridão deste Estado violento.
Pelo afastamento de Cláudio Castro!
Pela mobilização popular!
Só o povo organizado pode mudar a situação do país!

Faça um comentário