Morre, aos 74 anos, Muhammad Ali: “O Maior boxeador de todos os tempos”

Faleceu aos 74 anos, na manhã deste sábado nos Estados Unidos, Muhammad Ali, considerado por muitos o maior boxeador de todos os tempos. Ali se negou a servir pelo exercito na guerra no Vietnã: “Eu não tenho problema algum com os vietnamitas… Eles nunca me chamaram de crioulo.”, Muhammad Ali.

“Eu sou a América. Sou a parte que você não admite, mas acostume-se comigo. Negro, confiante, arrogante – é o meu nome e não o seu. É a minha religião e não a sua. São as minhas conquistas e não as suas. Acostumem-se comigo”, declarou Ali após (mais) uma vitória sobre um adversário que disse que faria uma ‘luta pelo cristianismo’.

ali3_reuters

Fora dos ringues sua preocupação era a luta em favor dos negros. Após conquistar a medalha de ouro nos jogos olímpicos Ali foi questionado por um soviético sobre o fato de não poder comer em determinados restaurantes por sua cor de pele, disse que “a América é o maior país do mundo e há um monte de lugares onde posso comer, mais do que os em que não posso”, disse.

Sem desgrudar de sua medalha, foi recebido com festa em Louisville. Mas percebeu que sua fala não era bem verdade. Em sua biografia, “Muhammad Ali – O Rei do Mundo”, ele conta que parou em um restaurante só para brancos e pediu hambúrgueres, mas uma funcionária se negou a servi-lo. “Sou Cassius Clay, campeão olímpico”, clamou, sem ser ouvido.

Decepcionado, Clay jogou sua medalha no rio Ohio. Era apenas uma decisão polêmica em uma vida que não se limitou ao boxe. Ele se converteu ao islamismo, mudou de nome para Muhammad Ali, negou-se a servir o exército norte-americano na guerra contra o Vietnã e foi punido por isso e, após tantas conquistas, sofreu com o mal de Parkinson, diagnosticado em 1984. Com as luvas, também viveu de altos e baixos, perdendo o cinturão, mas o recuperando contra Leon Spinks, já em fim de carreira, em 1978.

“Eu não tenho problema algum com os vietnamitas… Eles nunca me chamaram de crioulo.”, Muhammad Ali.

7-lecciones-de-muhammad-ali-1024x768

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.