Colômbia: Farc e governo assinarão acordo de paz hoje em Cuba

Farc e Governo assinarão acordo de paz dia 23 em Cuba
Farc e Governo assinarão acordo de paz dia 23 em Cuba

Quinta-feira, 23 de junho, o governo colombiano e as FARC-EP, em Cuba, assinarão o acordo bilateral e de cessar-fogo definitivo.

Juan Carlos Villamizar, vítima do conflito colombiano, disse quarta-feira que a assinatura do cessar-fogo bilateral e definitiva deste 23 de junho será o mais importante dos últimos 50 anos para todas as pessoas de notícias Colômbia.

Nesta quarta-feira, porta-vozes governamentais e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) informaram à opinião pública que alcançaram com êxito um pacto para silenciar todos os fuzis e começar a deposição de armas ou desarmamento desses insurgentes.

O comunicado conjunto divulgado na capital cubana acrescenta que ambas delegações conseguiram conciliar posições também sobre as garantias de segurança para os agora combatentes durante a etapa de desmobilização e reintegração à vida civil, bem como em torno do enfrentamento a organizações criminosas, incluindo as sucessoras do paramilitarismo.

É o momento de começar um novo caminho e recordando uma frase do escritor Gabriel García Márquez diria: também é tempo de uma segunda oportunidade sobre a terra para a Colômbia, enfatizou o legislador pelo Polo Democrático Alternativo, maior convergência nacional de esquerda.

O senador, um dos impulsionadores dos diálogos com a insurgência, sublinhou que tal resultado é fruto dos esforços não só do Governo e desse movimento rebelde, mas de muitos setores da sociedade simpatizantes com o processo de paz, assim como do apoio da comunidade internacional.

Depois de agradecer a solidariedade mundial, destacou a contribuição de Cuba e Noruega, garantidores dos diálogos, e do Chile e Venezuela, acompanhantes dos mesmos.

Desde 2012 representantes do Executivo e das FARC-EP conversam em Cuba para encontrar uma solução acordada para a longa guerra; em decorrência desses anos alcançaram consensos, também, nos temas da reforma agrária integral, participação política, combate ao tráfico ilícito de drogas e vítimas.

Resta agora fechar sub-pontos pendentes de anteriores questões e resolver o relacionado com a implementação, verificação e referendo do acordo, o sexto tema da agenda.

Instalar a mesa de reuniões formais com o Exército de Libertação Nacional (ELN), envolvido igualmente no conflito, é outro dos passos a se realizar para conquistar uma paz completa, opina Cepeda.

Fonte: Prensa Latina

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.